Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comitê PGQP Carazinho presente na 47ª Reunião da Qualidade RS

   Em 27 de abril o Comitê do PGQP Carazinho acompanhou a 47ª Reunião da Qualidade RS, promovida pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), que teve início na manhã com recorde de público no Teatro do SESI/FIERGS, em Porto Alegre. Um total de 2,3 mil pessoas lotou o espaço do Teatro para acompanhar o evento que trata do tema Inovação Competitiva. Durante a abertura, o Presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola, fortaleceu a importância da inovação, estimulando cada vez mais o empresariado gaúcho na preocupação com o tema. Segundo ele, o dever do Programa é atualizar a sociedade gaúcha com o que há de mais importante na excelência em gestão: “Nesse mundo cada vez mais conectado e globalizado não há como não pensarmos na inovação como um dos principais pilares dos processos de gestão”, argumentou. Na ocasião, o Presidente apresentou os três modelos de avaliação do PGQP: o Sistema de Avaliação da Gestão (SAG), o Sistema de Avaliação da Gestão Simplificado (SAGS) e o Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI), este último inédito no Brasil.  O sócio-fundador do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), Vicente Falconi, um dos maiores especialistas em gestão no Brasil, ressaltou o aprendizado contínuo nas organizações como um dos grandes segredos para um bom gerenciamento: “Quanto mais parecida a empresa for com uma escola, melhores serão os resultados que ela terá. Resultados satisfatórios são consequência da busca incessante pelo conhecimento”, disse. Para ele, a formação de grandes lideranças está diretamente ligada ao trabalho em conjunto com as equipes: “De nada adianta uma empresa ter um grande líder, se a equipe não estiver no mesmo patamar de conhecimento”, salientou. “A liderança precisa dar feedback, e participar da avaliação periodicamente de suas equipes.
   Esta responsabilidade não é do RH, mas de todos os gestores da empresa”. Falconi mencionou a participação do empresário Jorge Gerdau Johannpeter no fórum de gestão do Governo Federal. “Estou muito esperançoso com as mudanças e melhorias que esta contribuição do Gerdau trará para o País”, enfatizou.  Deu ênfase a importância da melhoria da educação em todas as frentes, desde a formação em casa, até a educação formal do ensino fundamental ou superior. “Precisamos fazer um esforço dramático de investimento total na melhoria da educação. Exigir dos governos e contribuirmos sempre que necessário, adotando escolas, participando de programas de ensino”, disse Falconi. 
    O Secretário da Fazenda, Odir Tonollier, esteve no encontro, representando o Governador Tarso Genro. Falou sobre o comprometimento do governo com a reversão da crise econômica que o Estado atravessa: “Estamos conversando com o empresariado gaúcho e entidades apoiadoras, como o PGQP, para solucionar a crise no Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é uma administração pública eficiente”, finalizou. No final da manhã, o Coordenador executivo do PGQP, Luiz Pierry, apresentou o tema Competitividade Sustentável, que será o foco do 12º Congresso Internacional da Gestão, que se realiza de 5 à 9 de julho. Pierry também exaltou o trabalho dos 80 Comitês do PGQP, reunidos durante o evento: “Só conseguimos disseminar as ferramentas da qualidade com a ajuda dos Comitês que desempenham um grande trabalho por todo o Rio Grande do Sul”, comentou.
    O Diretor do PGQP, Eduardo Guaragna apresentou a nova ferramenta do Programa, o Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI), que será a base para que as organizações participem do 1º Prêmio Inovação PGQP, novidade que será realizada paralelamente às cerimônias do Congresso Internacional da Gestão e Prêmio Qualidade RS, considerados o maior evento do mundo na área da Qualidade. O objetivo da premiação é reconhecer as empresas que mais se destacarem na geração de ideias que apresentem soluções e transformações positivas para seus processos internos. O Coordenador Técnico do PGQP, Victor Seger, apresentou o Sistema de Avaliação da Gestão Simplificada (SAGS), que surge para deixar menos complexo o processo avaliativo convencional. Seger destacou que o diferencial do sistema é o acompanhamento contínuo realizado pelo PGQP, juntamente com os Comitês Setoriais e Regionais, onde é dado todo o suporte e encaminhamento necessário para as organizações.
      Durante a tarde, dando continuidade ao evento foi realizada a apresentação do Grupo de CCQ premiado na Mostra de Talentos de AGQ em 2010. Na sequência José Fernando Mattos abordou o tema "Gestão Estratégica da Inovação, do Pensamento à Ação".  Em seguida, Antonio Carlos Oliveira, Diretor Geral da AES Sul, Organização vencedora do Prêmio Qualidade RS 2010 - Modalidade Troféu Ouro, falou sobre "O Mapa de Aprendizagem: Inovação na Comunicação e Comprometimento das Pessoas com o Planejamento Estratégico". Após o intervalo, encerrando a 47ª Reunião da Qualidade, Ricardo Piovan, Diretor da Portal Fox Consultoria e Autor do Livro "Resiliência - Superando Pressões e Adversidades no Trabalho" discorreu sobre "Inteligência Emocional e Resilência no Trabalho".






  

terça-feira, 3 de maio de 2011

Comitê Regional de Carazinho Participa da Semana Acadêmica de Gestão da UPF

     O Comitê Regional do PGQP de Carazinho esteve participando da Semana Acadêmica de Gestão promovida pela UPF, Campus Carazinho, no dia 03/05/2012.
     Na ocasião, a Instrutora Franqueada pelo PGQP, Consultora de Empresas, Sra. Elisa Goldoni, promoveu uma apresentação sobre o assunto "Tópicos Especiais em Gestão pela Qualidade e MEG - Modelo de Excelência em Gestão".
     Foi uma oportunidade para que os estudantes de administração e matérias afins, pudessem conhecer o MEG, e a aplicação desta e de outras ferramentas disseminadas pelo PGQP na gestão das organizações em geral.
     A ocasião também proporcionou uma apresentação sobre o trabalho que o Comitê Regional de Carazinho (a nível regional), e o PGQP (a nível estadual) vem desenvolvendo junto às organizações do Estado.
     A atividade fez parte do objetivo do PGQP de disseminar a ferramenta de gestão como fator de desenvolvimento econômico e social, contribuindo para a qualidade de vida e a competitividade.