Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

PGQP Carazinho promove capacitação interna sobre Gestão por Processos. O encontro também contou com um espaço de tempo para revisão dos Processos do Comitê.


    O Comitê da Qualidade PGQP Carazinho reuniu-se no dia 22/03/12, nas dependências do SENAC / Carazinho, para mais uma capacitação de seus voluntários. Na oportunidade, Juliana Schmitz, Coordenadora de Avaliação, apresentou uma revisão sobre a técnica de “Gestão por Processos” e sua importância prática para agregar valor às organizações e aos seus clientes. 


     A partir da apresentação e com os voluntários mais experientes no “negócio” do Comitê, foram realizadas melhorias no Mapa de Negócios da entidade e, como conseqüência, uma nova abordagem para os processos internos, que estão sendo revisados a partir deste encontro.


   O PGQP Carazinho, além de disseminar ferramentas e técnicas para Gestão às organizações e empresas de Carazinho e Região, também utiliza estas técnicas para o seu próprio gerenciamento. Afinal, não só divulgamos a filosofia de gestão, mas também aplicamos na prática. Venha conhecer as nossas ferramentas, teremos prazer em atendê-lo.




   A próxima ação prevista para o Comitê é um Teal, focado no Teambuilding, uma parceria com a DG Marketing e Gestão Estratégica e a JCI, com objetivo de integrar e capacitar a equipe do Comitê.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Comitê da Qualidade visita a Expodireto Cotrijal 2012


Comitê Regional do PGQP de Carazinho visitou no dia 09/03/2012, a feira EXPODIRETO 2012, promovida pela Cotrijal de Não Me Toque, e parabeniza pela organização e sucesso do evento.

Na ocasião, foram reforçados os laços com as empresas da região que já aderiram ao programa da qualidade do PGQP.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Conhecendo e aplicando ferramantas de Gestão:

A seguir, veja alguns depoimentos de quem já conheceu as ferramentas do PGQP:

Vanessa Kressin Cezar,
 Área administrativa/Postos RH Riss

Pergunta: você gostou do curso?
 
O curso é de grande valia, fiquei interessada mais na possibilidade de qualificação do negócio do que para concorrer à premiação. A instrutora era muito qualificada, conseguindo mostrar sobre a importância de participar de um programa da qualidade.
 
Pergunta: você recomendaria?
 
Sim, pois percebi a importância de trabalhar com qualidade e recomendaria que outras pessoas tivessem a mesma percepção que eu tive.
 
Pergunta: por que valeu a pena?
 
Sim, pois qualquer conhecimento acrescenta ao profissional. No caso do PGQP, colocando-se em prática uma ferramenta em forma simples, mas que é completa e bem fundamentada quando comparada aos conceitos e filosofia da qualidade.



Cláudio Marcelo Wendling
Sócio da CM Impermeabilizações

Pergunta: você gostou do curso?
 
O curso é bastante abrangente. Acredito que é uma boa ferramenta pois foi visto como ocorre o ciclo da gestão dentro de cada área da empresa (aquisição, RH, operações, etc).
 
Pergunta: você recomendaria?
 
Recomendaria para todas as empresas, se todas as empresas tivessem um programa interno de gestão, a cadeia produtiva de cada segmento de negócio seria mais qualificada, pois um fornecedor com qualidade iria fornecer a outra empresa e a qualidade continuaria assim por diante, até chegar ao consumidor final.
 
Pergunta: por que valeu a pena?
 
Sim, pois no curso eu pude notar os vícios que eu tinha na minha empresa, que a minha percepção de qualidade era bem diferente do que se entende atualmente: antes do curso eu só entendia que qualidade era entregar o serviço ao cliente o quanto antes. A preocupação era no curto prazo, realizando o serviço e recebendo por ele.

A partir do treinamento criamos uma política de qualidade da empresa, ou seja, prestação de serviços com qualidade e satisfação do cliente. A partir da definição dessa política, vamos buscar melhorar o atendimento oferecido.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

    Desde que foi reativado, o Comitê PGQP Carazinho vem promovendo várias ações para disseminar a filosofia da qualidade tais como:

         - Workshops semanais para troca de práticas e desenvolvimento dos membros do comitê e organizações interessadas.
        - Talk show com a presença de empresários falando sobre a aplicabilidade da ferramenta em suas empresas.
        - Sensibilização para a nova ferramenta do PGQP – SAGS, ferramenta simplificada de implementação da qualidade.
        - Cursos de capacitação para interpretar e utilizar os sistemas de avaliação do PGQP.
    O objetivo, portanto, é dar oportunidade para que profissionais e organizações de Cararazinho e região tenham condições de conhecer um modelo de gestão pela qualidade reconhecido mundialmente, o que permite que ações de melhorias sejam tomadas para que sejam atingidos melhores níveis de resultado.
Fatos e dados de 2011. 
    - 177 Número de Organizações com Termo de Adesão
    - 312 pessoas participaram de treinamentos e palestras.
    - 143 empresas participaram dos eventos do comitê.
    - Mais de 100 empresas visitadas e conheceram o objetivo e propósito das ferramentas de qualidade.
    - Participação do comitê no 47 Reunião da Qualidade em Porto Alegre
    - Participação do comitê no 12 Congresso Internacional de Gestão em Porto Alegre
Voluntários com Ricardo Felizzola (presidente do Conselho Diretor do PGQP).
Participação dos Voluntários do Comitê PGQP Carazinho no 12º Congresso Internacional da Gestão

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Comitê do PGQP Carazinho promove palestra sobre “A Cultura da Inovação nas Empresas”. Na noite do evento também foi realizado o reconhecimento de empresas e apoiadores que contribuíram para disseminar conceitos de Gestão e Qualidade durante 2011.

    Ocorreu na noite da última quinta-feira, 24 de novembro de 2011, no Hotel Plaza Sul uma palestra sobre “A Cultura da Inovação nas Empresas”, ministrada pelo Prof. Luis Carlos Bocatto.

   Com o público de aproximadamente 200 pessoas, o palestrante abordou inicialmente o tema mediante uma análise histórica: “a cultura da inovação existe desde os primórdios; a humanidade, ao descobrir um avanço, dificilmente volta ao estágio anterior – isto é a chamada idealidade”. Em seguida, foi apresentado os tipos de modelos de gestão, segundo o autor, “existem dois tipos de modelos: de investimentos e de financiamento”. Assim, “o modelo que a empresa adotar implicará de alguma forma na maneira como a empresa vai realizar a inovação, estas implicações precisam ser bem avaliadas”. O palestrante também ressaltou a diferença entre inovação e cultura da inovação em relação às finanças da empresa: “a inovação é um método de investimento, frente a uma novidade para o mercado, a partir de uma disponibilidade financeira; a cultura da inovação é tida como modelo de financiamento, ou seja, a empresa para se manter frente às mudanças precisa cultivar inovação, e isto vai continuar garantindo o retorno financeiro em uma espécie de financiamento das operações do negócio”. Esta diferenciação entre investimento e financiamento, segundo o Bocatto, existe desde 1958 e foi criada pelos autores Mondigliani e Miller – e, como conseqüência, é o que diferencia a maturidade na gestão, comparando-se uma empresa com outra. Para Bocatto, “a cultura da inovação auxilia a eliminar as limitações da organização e propor novas opções, ou seja, monitorando e respondendo às novas necessidades do mercado.”
     O evento também contou com um espaço para reconhecimento, pois O PGQP trabalha com a filosofia de reconhecer o esforço de organizações e voluntários que acreditam na Causa da Qualidade. Sendo assim, foram convidadas para premiações as seguintes organizações:

Stratégya Organizações Contábeis e Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região, sendo que ambas aderiram ao Nível 1 do Sistema de Avaliação;




















e Senac Carazinho e TW Transportes, ambas na condição de premiadas no Nível 2 – Troféu Bronze 500 Pontos.



Também foram reconhecidos os avaliadores e examinadores: Ana Paula Lopes Vidal, Ana Paula Schmitz, Andreia Fossatti Ehrhardt, Daiane Grespan, Darvin Giacomolli Pereira, Elisandra Aparecida de Almeida dos Santos, Juliana Maria Schmitz.

    Representando o Presidente do Comitê - Sr. Milton Schmitz, a Coordenadora Geral Sra Ana Paula Schmitz fez questão de reconhecer o trabalho dos voluntários do Comitê, momento em que chamou e apresentou o Secretário do Executivo do Comitê – Leonardo Diehl e as equipes: 1) Equipe de Avaliação, Coordenadora – Juliana Schmitz, Vice Coordenadora – Ana Vidal, Voluntários: Andréa Luz Teles, Cátia Meira Lermen, Emanuele Ambrós e Rosane Regina Pilger; 2) Equipe de Capacitação, Coordenador – Darvin Giacomolli, Vice Coordenador – Víverson Alex Veríssimo de Amorim, Voluntários: Eliziane Dill de Oliveira, Giana Groth, Moisés Santos, Otacílio Xavier da Rocha; 3) Equipe de Comunicação, Coordenador – Leandro Garcia da Silva, Vice Coordenador – Everton Fabiano Kemmerich, Voluntários: Andréa Ehrhardt, Elisandra Aparecida de Almeida dos Santos, José Henrique Dallagnese, Lilian Dickel, Lucian Xavier.

     Para encerramento da noite festiva da Qualidade, houve espaço para celebração dos resultados da empresa e confraternização com as pessoas engajadas na causa da Qualidade – espaço em que também foram oportunizadas inscrições de empresas interessadas em aderir ao programa e pessoas interessadas na atuação voluntária.

     A próxima ação do Comitê Carazinho prevista é o Planejamento Estratégico para 2012. Se você está cansado dos mesmos resultados, procure o Comitê PGQP Carazinho, o Comitê terá satisfação em atendê-lo. Informações: Comitê Regional de Carazinho/RS: Fone 54-3329.6570. E-mail pgqpcarazinho@hotmail.com