Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Entrevista com a Coordenadora Geral do Comitê no Programa Realidade

Em 03 de fevereiro a Coordenadora Geral do Comitê, Ana Paula Schmitz, participou na Rádio Diário da manhã AM 780 do Programa Realidade pelo Radialista Alessandro Tavares.
Leia aqui, trechos desta entrevista:

O PGQP em Carazinho:
Estamos revitalizando o Comitê, há 6 meses estamos reiniciando o Comitê, temos muitas adesões em Carazinho, mas poucas empresas estão dando continuidade ao Programa, o nosso objetivo é fazer um Comitê forte para que a gente possa oferecer avaliações, capacitação, colocar uma Gestão e mostrar como funciona o Programa para as empresas de Carazinho”
A abrangência:
 “São 17 municípios, a abrangência é grande para o Comitê e por isso temos a preocupação de primeiro estar fortalecendo o próprio Comitê, capacitando as pessoas para que a gente tenha capacidade de atender as empresas”

É preciso sair da ZONA DE CONFORTO?
 “Com certeza, o programa faz o Gestor pensar sobre isso. Às vezes ele está com o mesmo fornecedor por costume apenas e o Programa faz pensar “Será que não há outros fornecedores para atender melhor?”, “Será que este meu fornecedor está atendendo com qualidade?”. Então é essa parada que o PGQP propõe ao Gestor, para ele sair da Zona de conforto e ver se não tem outras oportunidades pra gerar mais riqueza para a sua própria empresa.
O Programa analisa vários setores da empresa, clientes, fornecedores, planejamento estratégico e é um momento em que Gestor deve parar a sua gestão e pensar como ela está atualmente e o que pretende para fazer na gestão para o futuro. Nós acreditamos que este momento de para dos Gestores é o ponto mais difícil. Hoje estamos acostumados a uma rotina de muitos negócios e parar dá uma sensação de perda de oportunidades, é isto que o PGQP trás, muitas vezes estamos trabalhando, talvez gastando até mais ao invés de para, analisar e ver como poderíamos estar agindo melhor, fazendo uma gestão de melhor qualidade com melhores resultados,  o PGQP é muito focado em Resultados.”

É um desafio mobilizar a todos dentro da organização?
 “É esse é o nosso grande desafio. Falar em Gestão é muito bonito, mas colocar na prática é muito trabalhoso, porque não é apenas o Gestor que tem que fazer a Gestão, são todos os seus colaboradores. O primeiro trabalho é mostrar, para quem tem o poder de decisão, o que o Programa propõe para depois ele estar levando isto aos seus colaboradores e mostrar que eles estarão trabalhando com mais qualidade, com rotinas mais certas, evitando retrabalhos. Este é o grande desafio, estar levando para todo o corpo de trabalho de trabalhadores este Programa”.


Sobre a estrutura atual do Comitê:
“O Comitê ainda está se formando, existem mais de 20 voluntários trabalhando no Comitê mais quatro Coordenadores, com seus quatro vices, a Secretária Executiva,  a Coordenadora Geral e o Presidente. O Programa é totalmente voluntário, estamos pensando em uma qualificação de Carazinho. Vendo Carazinho com várias oportunidades e pensando que as empresas que estão aqui possam estar atendendo e olhando estas oportunidades com melhor qualidade”.


Quem pode e como fazer a adesão ao PGQP?
 “O Programa abrange qualquer atividade da empresa, não limitado só ao comércio, indústria, qualquer atividade da empresa pode estar aderindo. Para aderir é só entrar em contato com o Comitê, estaremos fazendo um trabalho de divulgação desta adesão e não tem custo nenhum a adesão, na realidade é só uma intenção de querer conhecer o Programa e ver como funciona, depois nós podemos visitar a empresa, mostrar melhor o Programa para poder capacitar, então há todo um roteiro, mas o primeiro passo é ter um contato com o Programa. O termo de adesão não tem custo nenhum, o custo do PGQP é a capacitação, para que as pessoas possam entender como funciona cada critério, como funciona a gestão dentro do Programa, então o custo da empresa é somente a capacitação dos fucionários. Não importa o tamanho da organização, ela pode ter um funcionário, pode ser inclusive um autônomo querendo saber de Gestão”.

O Programa é aplicável também  ao setor Público?
 “Com certeza, inclusive tivemos agora a adesão da Câmara Municipal de Vereadores de Carazinho que está iniciando no PGQP, uma iniciativa louvável do Ex Presidente Jarré e  que tem o aval da atual Presidente Sandra Citolin. Já estamos capacitando os colaboradores da casa e será o nosso Case como entrada do Comitê em Carazinho, como eu já disse anteriormente, não existe atividade que não possa estar aplicando o Programa”.
Qual o principal desafio do Gestor em Carazinho?”
 “Vou falar agora como Gestora, acho que realmente é parar para fazer o seu planejamento estratégico, saber que rumo essa empresa quer para seu futuro, para então trabalhar para conquistar este futuro , muitas empresas abrem através de uma oportunidade, começam a trabalhar, mas não pensam o que elas querem ser, elas vão crescendo conforme as oportunidades vão acontecendo e isto é um risco muito grande, pois tem concorrentes, tem fornecedores, tem várias coisas que tem que parar para pensar, penso que o desafio mesmo é o planejamento estratégico, pensar sua visa, saber o que quer, qual é sua atividade principal e então estar construindo, mais sólido, todo este negócio”.

O que aconteceu com empresas que aplicaram o PGQP aqui em Carazinho?
 “Elas se tornam referência em gestão, isso sem dúvida, pois o PGQP trabalha todos os critérios dentro de uma empresa e fortalece cada item desses critérios, não falo somente de clientes, falo de fornecedores, planejamento estratégico, cada um desses itens são muito detalhados, o Programa tem preocupação na forma de avaliar, de controlar, de transmitir ao corpo de trabalho, então ele trata com muito cuidado todos os itens e isso fortalece muito a gestão, trás uma gestão muito à vista, o empresário consegue identificar suas lacunas, seus problemas diariamente nos seus indicadores, então se tornam referências em Gestão”.

Que perfil tem os gestores que apostam no PGQP?
“Acredito que sãos os líderes que estão enxergando as oportunidades, estão enxergando que é preciso mudar, líderes que estão olhando para o futuro, este é o perfil que estamos buscando , porque o PGQP é futuro, há empresas que estão há 15 anos trabalhando com o Programa, nem todos os anos é preciso concorrer a prêmio, mas o PGQP pode estar inserido no dia a dia da empresa.”.


Equipe de operações da Rádio Diário AM 780:
João Savoff  (Prod. do Programa Realidade)
e Eduardo Fluzer (Mesa).

Como entrar em contato com o PGQP?
“O telefone é 3329.6570, atendemos junto ao Sindicar, que é parceiro e mantenedor do PGQP   oferecendo toda a estrutura. São também mantenedores a SICREDI, ELETROCAR  e PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAZINHO. Nosso email é: pgqpcarazinho@hotmail.com, e o contato com a Secretária Executiva é (54) 8116.4963.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário