Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como melhorar os resultados da sua empresa com GESTÃO?

     Como melhorar os produtos e serviços, economizar tempo e otimizar recursos nas empresas do RS? Essa foi a pergunta chave que motivou o início do PGQP. Para atingir a melhoria, primeiro as empresas realizam uma auto-avaliação com base em critérios que definem o nível de maturidade da sua gestão. Estes critérios constam nos sistemas de avaliação do PGQP, sendo que as empresas podem contar com as seguintes opções:
    1. SAGS – Sistema de Avaliação da Gestão Simplificado (direcionado para empresas de pequeno porte)
    2. SAG – Sistema de Avaliação da Gestão (sistema avançado, para empresas de médio e grande porte)
   3. SAGRI – Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (direcionados para empresas voltadas a processos de inovação).
    Assim, a partir da auto-avaliação acima, as empresas podem melhorar a sua gestão e até mesmo buscar reconhecimento da sua gestão concorrendo à premiação. É o que ressalta o empresário Milton Schmitz, ao dizer que as decisões da sua empresa foram realizadas “na cara e na coragem”, isto é, sem uma ferramenta consistente de gestão, o que foi revertido a partir de 1996, quando a empresa sentiu a necessidade de buscar aprimoramento, obtendo-se melhores resultados e até mesmo as premiações em 2006 e 2011.
    Observação: a empresa não é obrigada a concorrer aos prêmios, esta é uma decisão interna, muitas optam por buscar o benefício do uso da ferramenta, sendo a premiação um interesse secundário.
    Qualidade  ainda é sinônimo de burocracia e custo para muitas empresas, o ato de parar para organizar o seu negócio tem sido o maior desafio para o gestor. Muitas empresas nascem de uma grande oportunidade, mantê-la é que é o desafio. As ferramentas de qualidade hoje em dia estão vindo justamente para trazer mais controle, visão de futuro, planejamento, potencializando dessa forma, seus resultados, pois envolve todos no processo. Qualidade não é realizada por um setor e sim por todos, quando a empresa consegue fazer com que todos os setores trabalhem com qualidade, ou seja, alinhadas no mesmo objetivo, com controle, e interação os resultados aumentam significativamente de uma forma consolidada e para o longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário