Ocorreu na noite da última quinta-feira, 24 de novembro de 2011, no Hotel Plaza Sul uma palestra sobre “A Cultura da Inovação nas Empresas”, ministrada pelo Prof. Luis Carlos Bocatto.
Com o público de aproximadamente 200 pessoas, o palestrante abordou inicialmente o tema mediante uma análise histórica: “a cultura da inovação existe desde os primórdios; a humanidade, ao descobrir um avanço, dificilmente volta ao estágio anterior – isto é a chamada idealidade”. Em seguida, foi apresentado os tipos de modelos de gestão, segundo o autor, “existem dois tipos de modelos: de investimentos e de financiamento”. Assim, “o modelo que a empresa adotar implicará de alguma forma na maneira como a empresa vai realizar a inovação, estas implicações precisam ser bem avaliadas”. O palestrante também ressaltou a diferença entre inovação e cultura da inovação em relação às finanças da empresa: “a inovação é um método de investimento, frente a uma novidade para o mercado, a partir de uma disponibilidade financeira; a cultura da inovação é tida como modelo de financiamento, ou seja, a empresa para se manter frente às mudanças precisa cultivar inovação, e isto vai continuar garantindo o retorno financeiro em uma espécie de financiamento das operações do negócio”. Esta diferenciação entre investimento e financiamento, segundo o Bocatto, existe desde 1958 e foi criada pelos autores Mondigliani e Miller – e, como conseqüência, é o que diferencia a maturidade na gestão, comparando-se uma empresa com outra. Para Bocatto, “a cultura da inovação auxilia a eliminar as limitações da organização e propor novas opções, ou seja, monitorando e respondendo às novas necessidades do mercado.”
O evento também contou com um espaço para reconhecimento, pois O PGQP trabalha com a filosofia de reconhecer o esforço de organizações e voluntários que acreditam na Causa da Qualidade. Sendo assim, foram convidadas para premiações as seguintes organizações:
Stratégya Organizações Contábeis e Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região, sendo que ambas aderiram ao Nível 1 do Sistema de Avaliação;
e Senac Carazinho e TW Transportes, ambas na condição de premiadas no Nível 2 – Troféu Bronze 500 Pontos.
Também foram reconhecidos os avaliadores e examinadores: Ana Paula Lopes Vidal, Ana Paula Schmitz, Andreia Fossatti Ehrhardt, Daiane Grespan, Darvin Giacomolli Pereira, Elisandra Aparecida de Almeida dos Santos, Juliana Maria Schmitz.
Representando o Presidente do Comitê - Sr. Milton Schmitz, a Coordenadora Geral Sra Ana Paula Schmitz fez questão de reconhecer o trabalho dos voluntários do Comitê, momento em que chamou e apresentou o Secretário do Executivo do Comitê – Leonardo Diehl e as equipes: 1) Equipe de Avaliação, Coordenadora – Juliana Schmitz, Vice Coordenadora – Ana Vidal, Voluntários: Andréa Luz Teles, Cátia Meira Lermen, Emanuele Ambrós e Rosane Regina Pilger; 2) Equipe de Capacitação, Coordenador – Darvin Giacomolli, Vice Coordenador – Víverson Alex Veríssimo de Amorim, Voluntários: Eliziane Dill de Oliveira, Giana Groth, Moisés Santos, Otacílio Xavier da Rocha; 3) Equipe de Comunicação, Coordenador – Leandro Garcia da Silva, Vice Coordenador – Everton Fabiano Kemmerich, Voluntários: Andréa Ehrhardt, Elisandra Aparecida de Almeida dos Santos, José Henrique Dallagnese, Lilian Dickel, Lucian Xavier.
Para encerramento da noite festiva da Qualidade, houve espaço para celebração dos resultados da empresa e confraternização com as pessoas engajadas na causa da Qualidade – espaço em que também foram oportunizadas inscrições de empresas interessadas em aderir ao programa e pessoas interessadas na atuação voluntária.
A próxima ação do Comitê Carazinho prevista é o Planejamento Estratégico para 2012. Se você está cansado dos mesmos resultados, procure o Comitê PGQP Carazinho, o Comitê terá satisfação em atendê-lo. Informações: Comitê Regional de Carazinho/RS: Fone 54-3329.6570. E-mail pgqpcarazinho@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário