Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

    Desde que foi reativado, o Comitê PGQP Carazinho vem promovendo várias ações para disseminar a filosofia da qualidade tais como:

         - Workshops semanais para troca de práticas e desenvolvimento dos membros do comitê e organizações interessadas.
        - Talk show com a presença de empresários falando sobre a aplicabilidade da ferramenta em suas empresas.
        - Sensibilização para a nova ferramenta do PGQP – SAGS, ferramenta simplificada de implementação da qualidade.
        - Cursos de capacitação para interpretar e utilizar os sistemas de avaliação do PGQP.
    O objetivo, portanto, é dar oportunidade para que profissionais e organizações de Cararazinho e região tenham condições de conhecer um modelo de gestão pela qualidade reconhecido mundialmente, o que permite que ações de melhorias sejam tomadas para que sejam atingidos melhores níveis de resultado.
Fatos e dados de 2011. 
    - 177 Número de Organizações com Termo de Adesão
    - 312 pessoas participaram de treinamentos e palestras.
    - 143 empresas participaram dos eventos do comitê.
    - Mais de 100 empresas visitadas e conheceram o objetivo e propósito das ferramentas de qualidade.
    - Participação do comitê no 47 Reunião da Qualidade em Porto Alegre
    - Participação do comitê no 12 Congresso Internacional de Gestão em Porto Alegre
Voluntários com Ricardo Felizzola (presidente do Conselho Diretor do PGQP).
Participação dos Voluntários do Comitê PGQP Carazinho no 12º Congresso Internacional da Gestão

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Comitê do PGQP Carazinho promove palestra sobre “A Cultura da Inovação nas Empresas”. Na noite do evento também foi realizado o reconhecimento de empresas e apoiadores que contribuíram para disseminar conceitos de Gestão e Qualidade durante 2011.

    Ocorreu na noite da última quinta-feira, 24 de novembro de 2011, no Hotel Plaza Sul uma palestra sobre “A Cultura da Inovação nas Empresas”, ministrada pelo Prof. Luis Carlos Bocatto.

   Com o público de aproximadamente 200 pessoas, o palestrante abordou inicialmente o tema mediante uma análise histórica: “a cultura da inovação existe desde os primórdios; a humanidade, ao descobrir um avanço, dificilmente volta ao estágio anterior – isto é a chamada idealidade”. Em seguida, foi apresentado os tipos de modelos de gestão, segundo o autor, “existem dois tipos de modelos: de investimentos e de financiamento”. Assim, “o modelo que a empresa adotar implicará de alguma forma na maneira como a empresa vai realizar a inovação, estas implicações precisam ser bem avaliadas”. O palestrante também ressaltou a diferença entre inovação e cultura da inovação em relação às finanças da empresa: “a inovação é um método de investimento, frente a uma novidade para o mercado, a partir de uma disponibilidade financeira; a cultura da inovação é tida como modelo de financiamento, ou seja, a empresa para se manter frente às mudanças precisa cultivar inovação, e isto vai continuar garantindo o retorno financeiro em uma espécie de financiamento das operações do negócio”. Esta diferenciação entre investimento e financiamento, segundo o Bocatto, existe desde 1958 e foi criada pelos autores Mondigliani e Miller – e, como conseqüência, é o que diferencia a maturidade na gestão, comparando-se uma empresa com outra. Para Bocatto, “a cultura da inovação auxilia a eliminar as limitações da organização e propor novas opções, ou seja, monitorando e respondendo às novas necessidades do mercado.”
     O evento também contou com um espaço para reconhecimento, pois O PGQP trabalha com a filosofia de reconhecer o esforço de organizações e voluntários que acreditam na Causa da Qualidade. Sendo assim, foram convidadas para premiações as seguintes organizações:

Stratégya Organizações Contábeis e Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região, sendo que ambas aderiram ao Nível 1 do Sistema de Avaliação;




















e Senac Carazinho e TW Transportes, ambas na condição de premiadas no Nível 2 – Troféu Bronze 500 Pontos.



Também foram reconhecidos os avaliadores e examinadores: Ana Paula Lopes Vidal, Ana Paula Schmitz, Andreia Fossatti Ehrhardt, Daiane Grespan, Darvin Giacomolli Pereira, Elisandra Aparecida de Almeida dos Santos, Juliana Maria Schmitz.

    Representando o Presidente do Comitê - Sr. Milton Schmitz, a Coordenadora Geral Sra Ana Paula Schmitz fez questão de reconhecer o trabalho dos voluntários do Comitê, momento em que chamou e apresentou o Secretário do Executivo do Comitê – Leonardo Diehl e as equipes: 1) Equipe de Avaliação, Coordenadora – Juliana Schmitz, Vice Coordenadora – Ana Vidal, Voluntários: Andréa Luz Teles, Cátia Meira Lermen, Emanuele Ambrós e Rosane Regina Pilger; 2) Equipe de Capacitação, Coordenador – Darvin Giacomolli, Vice Coordenador – Víverson Alex Veríssimo de Amorim, Voluntários: Eliziane Dill de Oliveira, Giana Groth, Moisés Santos, Otacílio Xavier da Rocha; 3) Equipe de Comunicação, Coordenador – Leandro Garcia da Silva, Vice Coordenador – Everton Fabiano Kemmerich, Voluntários: Andréa Ehrhardt, Elisandra Aparecida de Almeida dos Santos, José Henrique Dallagnese, Lilian Dickel, Lucian Xavier.

     Para encerramento da noite festiva da Qualidade, houve espaço para celebração dos resultados da empresa e confraternização com as pessoas engajadas na causa da Qualidade – espaço em que também foram oportunizadas inscrições de empresas interessadas em aderir ao programa e pessoas interessadas na atuação voluntária.

     A próxima ação do Comitê Carazinho prevista é o Planejamento Estratégico para 2012. Se você está cansado dos mesmos resultados, procure o Comitê PGQP Carazinho, o Comitê terá satisfação em atendê-lo. Informações: Comitê Regional de Carazinho/RS: Fone 54-3329.6570. E-mail pgqpcarazinho@hotmail.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Comitê Regional de Carazinho em entrevista na Rádio Diário da Manhã

     Ana Paula Schmitz e Leonardo Diehl participaram hoje de uma entrevista no programa Realidade de Nadja Hartmann. Em uma bate papo descontraído falaram sobre as dificuldades e oportunidades que o comitê Regional de Qualidade de Carazinho PGQP esta vivenciando.
      "Hoje identificamos uma resistência grande por parte das empresas de darem o primeiro passo, de entenderem que Gestão pela Qualidade trará benefícios, organização, controle e resultado, e que cabe em qualquer empresa de qualquer porte" diz Ana Paula Schmitz.
     Identificando essas dificuldades os Comitê divulgou nesse momento um curso de fundamentos básicos para a prática de gerenciamento da qualidade total, onde os participantes puderam aprender a teoria e também praticá-la com dinâmicas de grupo, jogos, filmes, exercícios individuais e em grupo.

      O curso inicia no dia 23/09, são 40 horas de desenvolvimento e aprendizagem.
     "Acreditamos que esse é o primeiro passo para o entendimento dos resultados que a qualidade pode trazer tanto para as empresas como para a vida das pessoas, a busca da qualidade de vida" diz Leonardo.
      O conhecimento é um bem que se leva para a vida.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Comitê de Carazinho participa do Workshop Regional do PGQP, realizado em Panambi/RS

   O PGQP, no sentido de estabelecer maior aproximação com as organizações com adesão ao PGQP e o fortalecimento das atividades desenvolvidas nos comitês regionais, realizou em parceria com o Comitê Regional da Qualidade de Panambi, no dia 14 de setembro de 2011, o Workshop Regional do PGQP: Gestão com foco na Sustentabilidade.

   No mesmo sentido, visando apoiar as ações do PGQP e, principalmente, prestigiar os comitês regionais, o Comitê de Carazinho se fez presente no evento.




   Além de acompanhar o reconhecimento, e os cases, das organizações premiadas no comitê de Panambi, foi possível ainda assistir palestras muito interessantes, que enriqueceram todos os ouvintes com novas informações, que são importantes na busca pela sustentablidade.

   Parabéns à organização do evento, em Panambi, que com toda certeza contribuiu para os objetivos do PGQP.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como melhorar os resultados da sua empresa com GESTÃO?

     Como melhorar os produtos e serviços, economizar tempo e otimizar recursos nas empresas do RS? Essa foi a pergunta chave que motivou o início do PGQP. Para atingir a melhoria, primeiro as empresas realizam uma auto-avaliação com base em critérios que definem o nível de maturidade da sua gestão. Estes critérios constam nos sistemas de avaliação do PGQP, sendo que as empresas podem contar com as seguintes opções:
    1. SAGS – Sistema de Avaliação da Gestão Simplificado (direcionado para empresas de pequeno porte)
    2. SAG – Sistema de Avaliação da Gestão (sistema avançado, para empresas de médio e grande porte)
   3. SAGRI – Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (direcionados para empresas voltadas a processos de inovação).
    Assim, a partir da auto-avaliação acima, as empresas podem melhorar a sua gestão e até mesmo buscar reconhecimento da sua gestão concorrendo à premiação. É o que ressalta o empresário Milton Schmitz, ao dizer que as decisões da sua empresa foram realizadas “na cara e na coragem”, isto é, sem uma ferramenta consistente de gestão, o que foi revertido a partir de 1996, quando a empresa sentiu a necessidade de buscar aprimoramento, obtendo-se melhores resultados e até mesmo as premiações em 2006 e 2011.
    Observação: a empresa não é obrigada a concorrer aos prêmios, esta é uma decisão interna, muitas optam por buscar o benefício do uso da ferramenta, sendo a premiação um interesse secundário.
    Qualidade  ainda é sinônimo de burocracia e custo para muitas empresas, o ato de parar para organizar o seu negócio tem sido o maior desafio para o gestor. Muitas empresas nascem de uma grande oportunidade, mantê-la é que é o desafio. As ferramentas de qualidade hoje em dia estão vindo justamente para trazer mais controle, visão de futuro, planejamento, potencializando dessa forma, seus resultados, pois envolve todos no processo. Qualidade não é realizada por um setor e sim por todos, quando a empresa consegue fazer com que todos os setores trabalhem com qualidade, ou seja, alinhadas no mesmo objetivo, com controle, e interação os resultados aumentam significativamente de uma forma consolidada e para o longo prazo.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Comitê do PGQP Carazinho promove encontro para demonstrar resultados do programa em empresas e demais organizações




























Ocorreu na noite desta quarta-feira, 20 de julho de 2011, um evento na ACIC – Associação Comercial e Industrial de Carazinho, promovido pelo Comitê Regional do PGQP Carazinho, com o objetivo de divulgar para as organizações interessadas as ferramentas do PGQP – Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – disponíveis para as organizações avaliarem o estágio atual de sua própria gestão.

O evento foi promovido com o objetivo de divulgar de forma facilitada os objetivos das ferramentas do PGQP, bem como os resultados práticos que elas podem trazer para as organizações que participam desse programa. A apresentação do programa foi realizada mediante talk-show, ou seja, um debate descontraído entre os empresários convidados: Sr. Milton Schmitz – Diretor Presidente da TW Transportes (que também é Presidente do Sindicar Carazinho e do Comitê PGQP Carazinho), Sr. Edson Finger – Diretor da Móveis Finger, e Sr. Viverson Alex V. de Amorim, Diretor da Stratégya Organizações Contábeis.

Sob a interlocução de Ana Paula Schmitz (Diretora Administrativa da TW Transportes) – na condição de Coordenadora Geral do Comitê PGQP Carazinho, os empresários debateram sobre a importância das organizações implantarem um Planejamento Estratégico e de realizar medições dos seus resultados por meio de gráficos indicadores do desempenho.








Segundo Milton Schmitz, as decisões da sua empresa foram realizadas “na cara e na coragem”, isto é, sem uma ferramenta consistente de gestão, o que foi revertido a partir de 1996, quando a empresa sentiu a necessidade de buscar aprimoramento, obtendo melhores resultados culminando com as premiações em 2006 e 2011. “Receber um troféu é um momento de alegria, mas entregarmos um ‘troféu’ todos os dias aos clientes e aos colaboradores é o que mais importa”.








Para Edson Finger, a empresa é construída e mantida por pilares que precisam estar bem estruturados. Assim, “as ferramentas do PGQP auxiliam a fortalecer oito pilares principais, o que resulta em mudança de cultura na organização, gerando melhores resultados e pessoas motivadas – aliás, ninguém segura desempenho das pessoas quando estão motivadas”, disse.








Da mesma forma, Víverson Alex V. de Amorim fez questão de demonstrar que o programa não é somente para grandes empresas. Segundo ele, “nossa gestão era voltada a programas de melhorias isolados, com a ferramenta do PGQP, ajudou a organizar o sistema de gestão de forma alinhada com os oito critérios do MEG”, destacou também que “para o programa funcionar, todas as pessoas na empresa devem estar comprometidas, pensando em qualidade e inovação, quanto mais assimilado for o programa, mais fluem as práticas de excelência”.






Para Ana Paula Schmitz, a ferramenta do PGQP faz as organizações questionarem os resultados, ou seja, verificarem as necessidades de melhorias na gestão, deixando-se de trabalhar de forma intuitiva e passando a gestão para outro nível: decisões com ‘fatos e dados’. Assim, “o papel do líder é fundamental, pois a sua vontade em melhorar o negócio e o seu apoio para a mudança ocorrer são fatores fundamentais para a organização obter avanços reais com o programa”, disse.

No encerramento, a Srta. Juliana Schmitz – Coordenadora de Avaliação do PGQP Carazinho, realizou a apresentação institucional do programa, salientando os benefícios do uso da ferramenta MEG e da possibilidade das organizações (de qualquer porte, atividade ou setor) em usufruir dos sistemas de avaliação do PGQP: SAGS (simplificado), SAG (avançado) e SAGRI (foco na inovação). Foi ressaltado que o Comitê Carazinho é viabilizado pelas suas empresas mantenedoras (Sindicar, Eletrocar e Sicredi) e pelo trabalho de seus voluntários.





sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vamos pensar em GESTÃO?

Quem somos?
     O PGQP – Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade foi estruturado a partir de 1992, mediante parceria público-privada. Desde então, são divulgados a filosofia e os princípios da qualidade, com o objetivo de melhorar a qualificação das organizações e tornar as empresas gaúchas mais competitivas. Sendo assim, vem proporcionando até hoje um aumento na qualidade e produtividade nas áreas pública e privada mediante a adoção do modelo de gestão proposto. Portanto, é uma ferramenta adaptada para qualquer organização: para pequenas empresas, grandes empresas, governo ou organizações não governamentais.
     Sob a liderança de nomes consagrados na área da Gestão, como Jorge Gerdau Johannpeter (presidente do Conselho Superior) e Ricardo Felizzola (presidente do Conselho Diretor), o programa é difundido em uma rede de Comitês Regionais e Setoriais, que garante a disseminação dos conceitos e práticas da qualidade pelo Estado, como ocorre com o nosso comitê:
     O Comitê Regional PGQP Carazinho foi retomado a partir de 2010, com o objetivo de divulgar e apoiar ações voltadas à qualidade nas organizações públicas e privadas, buscando-se desenvolvimento para Carazinho e região.
     As ações do comitê se concretizam pela vocação do voluntariado, para que se promova a gestão da qualidade para as organizações interessadas.  A gestão interna do comitê é realizada sempre utilizando-se as ferramentas de gestão, pois aqui não só falamos em qualidade, mas também praticamos qualidade na nossa gestão – trazendo ganho real para os resultados do comitê, das pessoas voluntárias e apoiadoras, e das organizações apoiadoras e mantenedoras.
 
     Todo esse trabalho do Comitê PGQP Carazinho é viabilizado por recursos dos nossos mantenedores, que atualmente são: SINDICAR, SICREDI e ELETROCAR.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Empresas de Carazinho e região conhecem o SAGS

   Neste ano, o PGQP, inovando em matéria de ferramentas para gestão, apresentou o Sistema de Avaliação da Gestão Simplificado - SAGS.
   A ferramenta busca simplificar a avaliação da gestão da organização, permitindo que até mesmo o pequeno empresário, que nunca teve contato com ferramentas de qualidade, possa dar os primeiros passos no sentido de profissionalizar a gestão do seu negócio.
   Cerca de trinta empresas estiveram presentes na reunião conduzida pelo consultor Victor Seger, e em menos de quatro horas sairam com uma avaliação da sua gestão.
    Este diagnóstico é o primeiro passo e, a partir dele, a empresa poderá contar com o apoio do PGQP para desenvolver os pontos que identificou como prioritários para a melhoria da sua gestão.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comitê PGQP Carazinho presente na 47ª Reunião da Qualidade RS

   Em 27 de abril o Comitê do PGQP Carazinho acompanhou a 47ª Reunião da Qualidade RS, promovida pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), que teve início na manhã com recorde de público no Teatro do SESI/FIERGS, em Porto Alegre. Um total de 2,3 mil pessoas lotou o espaço do Teatro para acompanhar o evento que trata do tema Inovação Competitiva. Durante a abertura, o Presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola, fortaleceu a importância da inovação, estimulando cada vez mais o empresariado gaúcho na preocupação com o tema. Segundo ele, o dever do Programa é atualizar a sociedade gaúcha com o que há de mais importante na excelência em gestão: “Nesse mundo cada vez mais conectado e globalizado não há como não pensarmos na inovação como um dos principais pilares dos processos de gestão”, argumentou. Na ocasião, o Presidente apresentou os três modelos de avaliação do PGQP: o Sistema de Avaliação da Gestão (SAG), o Sistema de Avaliação da Gestão Simplificado (SAGS) e o Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI), este último inédito no Brasil.  O sócio-fundador do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), Vicente Falconi, um dos maiores especialistas em gestão no Brasil, ressaltou o aprendizado contínuo nas organizações como um dos grandes segredos para um bom gerenciamento: “Quanto mais parecida a empresa for com uma escola, melhores serão os resultados que ela terá. Resultados satisfatórios são consequência da busca incessante pelo conhecimento”, disse. Para ele, a formação de grandes lideranças está diretamente ligada ao trabalho em conjunto com as equipes: “De nada adianta uma empresa ter um grande líder, se a equipe não estiver no mesmo patamar de conhecimento”, salientou. “A liderança precisa dar feedback, e participar da avaliação periodicamente de suas equipes.
   Esta responsabilidade não é do RH, mas de todos os gestores da empresa”. Falconi mencionou a participação do empresário Jorge Gerdau Johannpeter no fórum de gestão do Governo Federal. “Estou muito esperançoso com as mudanças e melhorias que esta contribuição do Gerdau trará para o País”, enfatizou.  Deu ênfase a importância da melhoria da educação em todas as frentes, desde a formação em casa, até a educação formal do ensino fundamental ou superior. “Precisamos fazer um esforço dramático de investimento total na melhoria da educação. Exigir dos governos e contribuirmos sempre que necessário, adotando escolas, participando de programas de ensino”, disse Falconi. 
    O Secretário da Fazenda, Odir Tonollier, esteve no encontro, representando o Governador Tarso Genro. Falou sobre o comprometimento do governo com a reversão da crise econômica que o Estado atravessa: “Estamos conversando com o empresariado gaúcho e entidades apoiadoras, como o PGQP, para solucionar a crise no Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é uma administração pública eficiente”, finalizou. No final da manhã, o Coordenador executivo do PGQP, Luiz Pierry, apresentou o tema Competitividade Sustentável, que será o foco do 12º Congresso Internacional da Gestão, que se realiza de 5 à 9 de julho. Pierry também exaltou o trabalho dos 80 Comitês do PGQP, reunidos durante o evento: “Só conseguimos disseminar as ferramentas da qualidade com a ajuda dos Comitês que desempenham um grande trabalho por todo o Rio Grande do Sul”, comentou.
    O Diretor do PGQP, Eduardo Guaragna apresentou a nova ferramenta do Programa, o Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI), que será a base para que as organizações participem do 1º Prêmio Inovação PGQP, novidade que será realizada paralelamente às cerimônias do Congresso Internacional da Gestão e Prêmio Qualidade RS, considerados o maior evento do mundo na área da Qualidade. O objetivo da premiação é reconhecer as empresas que mais se destacarem na geração de ideias que apresentem soluções e transformações positivas para seus processos internos. O Coordenador Técnico do PGQP, Victor Seger, apresentou o Sistema de Avaliação da Gestão Simplificada (SAGS), que surge para deixar menos complexo o processo avaliativo convencional. Seger destacou que o diferencial do sistema é o acompanhamento contínuo realizado pelo PGQP, juntamente com os Comitês Setoriais e Regionais, onde é dado todo o suporte e encaminhamento necessário para as organizações.
      Durante a tarde, dando continuidade ao evento foi realizada a apresentação do Grupo de CCQ premiado na Mostra de Talentos de AGQ em 2010. Na sequência José Fernando Mattos abordou o tema "Gestão Estratégica da Inovação, do Pensamento à Ação".  Em seguida, Antonio Carlos Oliveira, Diretor Geral da AES Sul, Organização vencedora do Prêmio Qualidade RS 2010 - Modalidade Troféu Ouro, falou sobre "O Mapa de Aprendizagem: Inovação na Comunicação e Comprometimento das Pessoas com o Planejamento Estratégico". Após o intervalo, encerrando a 47ª Reunião da Qualidade, Ricardo Piovan, Diretor da Portal Fox Consultoria e Autor do Livro "Resiliência - Superando Pressões e Adversidades no Trabalho" discorreu sobre "Inteligência Emocional e Resilência no Trabalho".






  

terça-feira, 3 de maio de 2011

Comitê Regional de Carazinho Participa da Semana Acadêmica de Gestão da UPF

     O Comitê Regional do PGQP de Carazinho esteve participando da Semana Acadêmica de Gestão promovida pela UPF, Campus Carazinho, no dia 03/05/2012.
     Na ocasião, a Instrutora Franqueada pelo PGQP, Consultora de Empresas, Sra. Elisa Goldoni, promoveu uma apresentação sobre o assunto "Tópicos Especiais em Gestão pela Qualidade e MEG - Modelo de Excelência em Gestão".
     Foi uma oportunidade para que os estudantes de administração e matérias afins, pudessem conhecer o MEG, e a aplicação desta e de outras ferramentas disseminadas pelo PGQP na gestão das organizações em geral.
     A ocasião também proporcionou uma apresentação sobre o trabalho que o Comitê Regional de Carazinho (a nível regional), e o PGQP (a nível estadual) vem desenvolvendo junto às organizações do Estado.
     A atividade fez parte do objetivo do PGQP de disseminar a ferramenta de gestão como fator de desenvolvimento econômico e social, contribuindo para a qualidade de vida e a competitividade. 

segunda-feira, 11 de abril de 2011




Reunião do Comitê local


Em 14 de março na sede da TW Transportes ocorreu uma reunião do PGQP Carazinho a fim de promover maior interação dos novos integrantes com as Coordenações, apresentando o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e suas ferramentas.

sábado, 26 de março de 2011

PGQP Carazinho acompanha Palestra de Eduardo Tevah

O Comitê do PGQP Carazinho em 25 de março no centro de Eventos da Bier Site acompanhou a Palestra "Carazinho - Jeito de atender e vender" com o empresário Eduardo Tevah, promovida pelo SENAC Carazinho e o Sindicato do Comércio Varejista.

A esquerda: Mais de 1200 pessoas presentes prestigiaram o evento.
O Palestrante Eduardo Tevah e o integrante da Coord de Capacitação, Viverson Amorim
Leandro Garcia, Integrante da Coord de Avaliação e Lisiane Martins, Diretora do SENAC Carazinho
Matheus Kempf, assessor de comunicação
e o empresário Eduardo Tevah
Na platéia Moisés Knopf dos Santos,
Integrante da Coord. de Eventos
A Secretária Executiva Silvana Xavier e o Palestrante Eduardo Tevah
A Coord. de Marketing Carolina Silveira com o esposo, o advogado Diego Machado

terça-feira, 22 de março de 2011

A Consultora Elisa Goldoni fala sobre o PGQP no Legislativo

Segundo Elisa H. Goldoni, as pessoas podem ser as responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de uma gestão. Sendo assim, o envolvimento e comprometimento para obter as melhorias são imprescindíveis. Além disso, vencer obstáculos, resistir às maneiras ultrapassadas de gestão, inovar, adotar novas práticas de gestão, mais eficazes, são questões importantes. Para isso, as pessoas devem estar motivadas e sensibilizadas para a qualidade, o que já se observa na Câmara de Vereadores de Carazinho através de um clima harmonioso, equipe integrada e disposta a implantar as melhorias necessárias.
O projeto, que iniciou em dezembro/2010, já venceu três das cinco etapas propostas, sendo todas elas palestras de preparação e conscientização para a qualidade. No mês de abril uma última palestra será realizada, de responsabilidade do Comitê da Qualidade de Carazinho, e conduzida por Juliana Schmitz, Coordenadora de Avaliação do Comitê. E, dois cursos do PGQP – Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, de Interpretação dos Critérios e de Avaliador, possibilitarão à Câmara de Vereadores a capacitação necessária à implantação da qualidade. Ambos serão realizados ainda no primeiro semestre de 2011 e contarão com a participação de todos os servidores da Câmara.
Elisa Helena Goldoni - Psicóloga, Pós Graduada em Gestão Empresarial, Consultora de Empresas para as áreas de Gestão da Qualidade, Gestão Estratégica e Recursos Humanos, Instrutora de Treinamento nas áreas de Gestão da Qualidade, Competência Interpessoal, Qualificação de Grupos e Equipes de Trabalho, Desenvolvimento de Lideranças. Franqueada, Credenciada, Avaliadora e Examinadora do PGQP – Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (desde o ciclo de 1999). Professora da Anhanguera Educacional. Proprietária da Capacitarh – Assessoria e Treinamento em Recursos Humanos – Passo Fundo, RS.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Comitê local presente na EXPODIRETO



O painel logístico foi realizado no pavilhão da produção, na Expodireto Cotrijal 2011, em 16 de março, às 14:30 h, contando com a presença de autoridades, imprensa, integrantes, alunos e docentes da Ulbra Carazinho, empresários e produtores da região. A abertura foi ministrada pela Sra. Rosane Hepp e boas vindas pelo diretor da Ulbra, Sr. Valdemar Sjlender. Na oportunidade foi lançada a nova pós-graduação oferecida pela Ulbra: Especialização em Design Agroindustrial Mecânico. 
Painelistas: Sr. André Oscar Rieth, professor do curso de logística da Ulbra Carazinho, Sr. Milton Schmitz, presidente da empresa TW Transportes, presidente do Sindicar e presidente do Comitê Regional da Qualidade, representante do PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e Sr. Laurício Vasconcelos, representando o Sest/Senat. O mediador: foi o Professor Gilmar Mantovani Maroso.

Milton Schmitz, Presidente do PGQP Carazinho
Lucas Wojahn, Leonardo Diehl, Carolina Silveira, Milton Schmitz, Everton Kemmerich